quinta-feira, 14 de agosto de 2008

a Harpia e a Águia-real

Duas das maiores aves de rapina do mundo. Uma, habitante do hemisfério Norte. A outra, latino-americana, encontrada inclusive no Brasil. Ambas ameaçadas de EXTINÇÃO.

O Finado Felino, como grande admirador e defensor da natureza, não poderia deixar de tocar nesse assunto. Abrindo esse parêntese, queremos afirmar que somos contra todo tipo de violência aos animais e ao meio-ambiente em geral. Apesar do nome despertar uma certa incoerência, nós jamais apoiaremos algo tão cruel e repugnante. O homem precisa aprender a respeitar os outros seres com quem divide o planeta.

















Duas criaturas magníficas. Saiba mais a respeito delas:

Harpia

Também chamada de gavião-real e uiraçu-verdadeiro, essa ave tem cerca de 2 metros de envergadura (medida da ponta de uma asa à ponta da outra) e pode pesar até 10 kilos.


Uma característica marcante é sua crista de largas penas, que ela ergue quando ouve algum ruído. A audição da harpia é muito aguçada. Suas garras potentes são maiores que as de um urso e lhe conferem eficiência na caça.


Apresenta uma coloração acinzentada, com partes brancas e negras. Vive nas florestas densas, fazendo seus ninhos em árvores altas. Alimenta-se de macacos, preguiças e outros pássaros, caçando no período diurno. A maior ameaça para sua sobrevivência é o homem, que destrói seu habitat. A harpia já habitou as matas brasileiras de forma bem abrangente. Hoje, sua presença no país está praticamente restrita à Amazônia.

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Falconiformes

Família: Accipitridae

Gênero: Harpia

Espécie: Harpia harpyja


Águia-real

Habitando a Eurásia, o Norte da África e a América do Norte, a ave mede em torno de 2,5 metros de envergadura, pesando até 7 kilos.

Sua alimentação baseia-se em pequenos roedores e outros pássaros. Com sua plumagem amarronzada, é chamada também de Águia-dourada.


Ótima caçadora, a águia-real carrega até 3,6 kg em vôo, podendo mergulhar a uma velocidade de 300 km/h para pegar sua presa. Da mesma família da harpia, a águia-real também constrói seus ninhos em lugares altos, preferindo precipícios. Tem um vôo majestoso, digno de seu título de realeza.

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes Família: Accipitridae
Gênero: Aquila
Espécie: Aquila chrysaetos

2 comentários:

Unknown disse...

hmm...

eu não gosto de aves!

Willian Menq disse...

Olá Amigo!!
Interessante o texto, só uma observação: a 1º foto da Aguia Real na qual esta em vôo com uma presa (cobra nas garras) a foto trata-se na verdade do Gaviao-de-asa-telha (Parabuteo unicinctus) Repare na coloração parda-clara, nas primarias cinzentas e flancos esbranquiçados com as rêmiges tipicas do Parabuteo, sem dizer o tarso desplumado, bem ao contrario daquele que as Aquilas possuem!!

Abraçs
Willian MenQ
www.avesderapinabrasil.com